A pistola de silicone tornou-se comum nas caixas de ferramentas. Não são ideais só para os profissionais, a cada dia mais amadores que gostam de trabalhos manuais passam a usá-las em seus projetos. Também os fãs de artesanato colocam essa ferramenta entre seus equipamentos usuais.

As pistolas de silicone são usadas para aplicar o silicone com precisão. Elas são geralmente usadas para trabalhos de vedação, como por exemplo em banheiros. Ao selar as superfícies, a água não pode atravessar. Elas também são usadas para selar janelas, para que o vento ou o frio não passem. Se você quiser saber mais, continue lendo este Guia.

O mais importante

  • Existem dois tipos de pistolas de silicone: as de calor e as de pressão. As pistolas de pressão são usadas para construções, elas utilizam cartuchos cheios de silicone ou de acrílicos. São mais volumosas e são usadas por encanadores ou para outros consertos. A de calor é uma pistola menor e é mais adequada para trabalhos manuais.
  • Pistolas de silicone de calor, também conhecidas como pistolas de cola quente, usam bastões de silicone ou de cola. Observe atentamente as necessidades do seu projeto antes de escolher entre elas. Além disso, existem diferentes tipos de bastões que se distinguem pela cor. Cada um deles é projetado para ser usado em um tipo específico de material.
  • As pistolas de calor precisam de um tempo para aquecer. Lembre-se de ligá-las alguns minutos antes de quando for usá-las. Uma vez quente, evite tocar em quaisquer de suas superfícies metálicas com as mãos ou você pode se queimar.

Ranking: As melhores pistolas de silicone do mercado

Abaixo, apresentamos uma lista dos melhores modelos de pistola de silicone no mercado. Cada uma tem suas próprias características, por isso tome cuidado para não se confundir ao comprar. Esperamos que nesta lista você encontre a ferramenta mais adequada às suas necessidades levando em conta seu orçamento.

1º – Pistola de Cola Quente – Waft

Encontrada na cor azul, essa pistola profissional apresenta vários aparatos que garantem conforto e segurança ao usuário. A pistola funciona a cabo, precisando estar conectada à tomada, e possui um botão para ligar e desligar o aquecimento.

O bastão é de fácil inserção e seu gatilho ergométrico permite que se use toda a mão para controlar a aplicação da cola, tornando-a mais confortável de usar. A pistola funciona tanto em 110V quanto em 220V e possui 100W de potência, atingindo temperaturas maiores que as pistolas convencionais, o que permite com que as aplicações sejam rápidas e eficientes.

Para compensar a maior temperatura, seu plástico também possui alta resistência e durabilidade. A pistola é bem leve, mas pode pesar no bolso. Possui 499 g e, por ser um material de excelente qualidade, possui um preço bem salgado.

2º – Pistola de Cola Quente – Hikari

Essa pistola na cor cinza combina comodidades e uma alta potência de trabalho, possuindo um dos melhores custos-benefícios, mas pode ser um pouco incômoda caso o uso seja prolongado. Com funcionamento bivolt, precisando estar conectada à tomada, possui 150W.

Entre as comodidades está o gatilho ergométrico que evita a fadiga da aplicação repetida e uma alça que permite com que ela seja pendurada facilmente. Cômodos e também itens de segurança são o botão luminoso para ligar/desligar o aparelho e um porta pingos retrátil, que evita a sujeira em sua mesa de trabalho e sustenta a pistola em pé.

Outro recurso de segurança é uma ponteira de silicone para que não ocorram queimaduras acidentais. O único problema é o 1,1 kg que o aparelho possui, o que pode ser um pouco cansativo ao braço, embora boa parte desse peso esteja no cabo que conecta à tomada.

3º – Pistola Aplicadora Silicone – Tramontina

Como uma opção para aqueles que estejam interessados em realizar reparos domésticos, apresentamos a Tramontina 43198003. Essa pistola funciona com o encaixe de um cartucho de silicone ou acrílico, que é extraído a partir de pressão. Predominantemente feita em alumínio, possui pintura eletrostática, o que garante um ótimo acabamento ao produto.

Sendo de uma marca conhecida pela qualidade de seus produtos, a pistola é testada conforme normas específicas para garantir sua resistência durante o uso. De fácil manuseio, possui gatilho ergométrico e pesa 599 g. Em relação ao preço, a pistola possui um ótimo custo-benefício.

4º – Pistola para Cola Quente Média – Tilibra

Essa pistola é fácil de manusear. Porém, apesar de funcionar tanto em 110V quanto em 220V, a pistola atinge apenas 16W de potência, não sendo indicada para trabalhos mais pesados. O ideal é que ela seja utilizada em pequenos artesanatos e trabalhos escolares.

O produto é certificado pelo INMETRO e possui uma boa qualidade. Uma comodidade presente na pistola é que seu gatilho permite um fluxo contínuo de cola. O encaixe do bastão é bem simples e a pistola é de fácil aplicação. Em termos de custo benefício, no entanto, pode deixar a desejar.

5º – Pistola Cola Quente Pequena – Art House

Esse popular modelo não poderia estar de fora da lista, sendo talvez o mais barato do mercado. A pistola deve estar conectada na tomada para funcionar, e infelizmente não possui um botão de ligar e desligar, o que em geral não é um problema já que os 8W de potência que a pistola atinge não permitem que ela esquente demais.

A pistola é bivolt e pode ser conectada em tomadas tanto de 100V quanto de 220V. A compra dessa pistola é indicada caso você não tenha muito dinheiro para investir em uma pistola profissional ou não pretenda usá-la muito frequentemente, nem para trabalhos mais intensos.

O bastão é de fácil encaixe e seu gatilho possui um formato simples. Além de ser uma das mais baratas, também é uma das mais leves, pesando apenas 120 g.

Guia de compras: O que você deve saber sobre a pistola de silicone

A pistola de silicone tomou conta do mercado nos últimos tempos. Devido ao boom de bricolagem, trabalhos manuais e artesanatos, essas ferramentas se tornaram indispensáveis. Antes de comprar uma, você deve saber o que são e como funcionam. A seguir, abordamos os aspectos que você precisa saber antes de escolher uma.

Homem usando uma pistola de silicone numa bancada

As pistolas de silicone são muito úteis com encanamentos.
(Fonte: Amikishiyev: 71201551/ 123rf.com)

O que é uma pistola de silicone?

As pistolas de silicone são ferramentas muito úteis para colar uma infinidade de objetos e materiais. Elas também são usadas para unir e selar as juntas de materiais como cerâmicas, pedras ou mármores.

Em construções elas são usadas na obra em geral e em consertos de encanamentos, assim como para selar as janelas, uma vez colocadas em seu lugar.

As pistolas, por meio de um gatilho, exercem pressão sobre um cartucho de silicone ou de acrílico. Esse gatilho empurra o material para cima e o material emerge através de um bico. A pessoa então direciona o material para o local desejado, aproveitando a precisão que o bico oferece. Alguns modelos aquecem o silicone ou as colas que vêm na forma de um bastão.

Quais são as principais utilidades para uma pistola de silicone?

O principal uso para pistolas de silicone é em construções. Normalmente elas são usadas para selar as juntas de banheiras, pias e peças de banheiro em geral. Desta forma, evita-se que a água escape ou corra através das peças.

Elas também têm sido usadas para preencher as juntas entre as partes de revestimento das paredes.

Mais recentemente, as pistolas de silicone têm sido usadas para projetos de bricolagem e de artesanato. Com a popularização do artesanato e projetos DIY (do it yourself, que em português significa “faça você mesmo”), a pistola de silicone se tornou uma ferramenta essencial.

Elas são muito úteis porque permitem com que se faça colagens precisas.

Que tipos de pistolas de silicone existem?

Existem dois tipos bem diferentes de pistolas de silicone. Pistolas de silicone quente e pistolas de pressão. Os tubos de pressão sempre foram usados para construção e encanamento. São armações de metal, nas quais é inserido um cartucho de silicone ou acrílico. Através de um gatilho, o material é expelido pelo bocal.

As pistolas de calor (cola quente) são aquelas usadas em artesanato e bricolagem. Elas são menores e funcionam por meio de uma pequena resistência elétrica que aquece o silicone.

O silicone usado por essas pistolas vem em barras cilíndricas, que quando aquecidas são empurradas por um gatilho e passam através do bico. Elas pesam pouco e são precisas.

Pistolas de pressão Pistolas de calor
Funcionamento Funciona com cartuchos de silicone ou de acrílico. Possuem um gatilho que empurra um tubo Funcionam com bastões silicone ou cola. Possuem uma resistência elétrica que aquece o bastão
Peso São mais pesadas, uma vez que são feitas de metal Em geral são bem leves e feitas de plástico, com alguns elementos elétricos
Tamanho São maiores. Isso se deve ao tamanho dos bastões, que também são maiores São bem menores e mais leves. Cabem na mão
Preço São muito econômicas, seu preço costuma ser por volta de 50 reais São mais econômicas. Contudo, existem modelos mais caros
Funções Preencher e selar juntas. Colar materiais de construção: cerâmicas, madeiras e pedras Projetos de bricolagem e projetos manuais. Joalheria. Colar materiais como couros, plásticos ou papelões

Por que se recomenda comprar uma pistola de silicone?

A pistola de silicone é uma ferramenta econômica e funcional. Ela serve para pequenos reparos em casa e também para trabalhos profissionais. Dependendo do uso que pretende fazer, você deve escolher um modelo específico. São ideais para bricolagem, trabalhos manuais e artesanatos. Apresentamos uma lista de vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • São versáteis
  • Ideais para trabalhos manuais
  • Reparos no lar e bricolagem
  • Econômicas
  • Fáceis de usar
Desvantagens
  • Para uso mais pesado
  • Podem ser perigosas
  • Se sujam com muita facilidade

A que temperatura chega uma pistola de silicone?

A temperatura atingida pela pistola estará diretamente ligada ao tipo de silicone ou cola que você usar. Os bastões de baixa temperatura são aquecidos até 120 ºC. Estes são adequados para artesanato com tecidos, madeiras ou plásticos. Essas pistolas geralmente têm um preço mais econômico e são leves e fáceis de usar.

As pistolas que utilizam barras de silicone de alta temperatura são aquecidas até 195°C. Essas pistolas têm um uso mais profissional.

O silicone de alta temperatura é termosselante e possui uma maior aderência. Este tipo de silicone é usado em trabalhos de vedação profissional e em materiais como cerâmicas ou metais.

Pistola de silicone tamanho pequeno

Há dois tipos de pistolas de silicone, as menores são ideias para trabalhos manuais.
(Fonte: Soldanov: 11176745/ 123rf.com)

Como manejar uma pistola de silicone?

As pistolas de silicone são ferramentas muito simples de usar. Simplesmente coloque o bastão ou cartucho de silicone e aperte o gatilho.

No caso das pistolas que funcionam com calor (pistolas de cola quente), você terá que deixá-las esquentando por um tempo antes, já as pistolas de pressão funcionam sem precisar esperar. Aqui nós explicamos em detalhes como usá-los:

  1. Em primeiro lugar, colocamos o bastão ou o cartucho de silicone na pistola. No caso das pistolas de cola quente, coloca-se o bastão através do orifício na parte traseira. No caso das de pressão, coloca-se o cartucho na posição correta.
  2. Para que a pistola comece a esquentar, devemos conectá-la em uma tomada. é preciso esperar que ela esquente antes de começar a trabalhar com ela. Algumas pistolas esquentam rapidamente.
  3. No caso das pistolas de pressão, bastará colocar o cartucho de silicone no lugar e apertar o gatilho.
  4. Com a de cola quente, uma vez que a pistola já esteja aquecida, é só apertar o gatilho e apontá-la para onde quiser que ela seja aplicada. Para evitar que fiquem fios, pressione suavemente e mova a ponta para o lado.
  5. Coloque rapidamente o outro elemento para evitar que o silicone seque. Pressione alguns segundos e pronto.

Quais medidas devo seguir para evitar acidentes ao usar uma pistola de silicone?

A pistola de silicone é uma ferramenta muito simples de usar. Como regra geral, você não deve ter problemas com ela. Porém, acidentes podem acontecer e com silicone quente é possível sofrer queimaduras. Como sempre, é bom manter certos critérios de segurança. Aqui estão alguns deles:

  • Quando a pistola estiver quente, deve-se evitar tocar nas superfícies metálicas dela.
  • Nunca devemos deixar a pistola horizontalmente. O silicone pode escorrer e secar.
  • Se a pistola não tiver um sistema de desligamento automático, devemos ter cuidado para que ela não se sobreaqueça. Caso aconteça, isso pode gerar um curto-circuito.
  • Não devemos apoiar a ponta metálica da pistola sobre materiais inflamáveis.
  • Devemos ter cuidado com os fios de silicone e o silicone em si, já que poderíamos nos queimar.
Pistola de silicone sendo usada para fechar gretas

As pistolas de silicone são muito versáteis e servem para selar buracos.
(Fonte: Somchit: 94958644/ 123rf.com)

O que eu consigo colar com silicone?

As barras de silicone são compostas por diferentes tipos de compostos adesivos. O silicone dos cartuchos, que geralmente é de silicone branco, serve para selar as juntas e preencher os espaços entre as telhas.

De resto, podemos usá-las para colar papelão, tecido, couro, cerâmica, plástico, madeira, entre outros. Como você pode ver, é um produto muito versátil.

Critérios de compra

Em seguida, analisaremos uma série de perguntas a serem consideradas antes que você compre uma pistola de silicone. Se você souber os fatores que são importantes, será mais fácil realizar uma boa compra.

Certamente você não vai querer se arrepender de sua escolha depois de poucos meses. Se você quiser escolher a melhor pistola de silicone do mercado, siga estes critérios:

  • Cabo ou bateria
  • Marca
  • Design
  • Opiniões
  • Temperatura
  • Uso pretendido
  • Botão de ligar

Cabo ou bateria

As pistolas que funcionam com cabo são muito mais baratas que as pistolas à bateria. No final, o uso condicionará sua escolha. Se você pretende usar pouco ou pretende apenas usá-la para projetos simples, o cabo será melhor. Será econômico, funcional e, de qualquer maneira, você obterá bons resultados com ela.

Agora, caso você queira ter mais liberdade e não se importe em investir mais dinheiro, opte por um modelo à bateria. O preço será um pouco maior que as de cabo em geral, mas às vezes vale a pena pagar a diferença. Esse tipo de pistola é uma ótima opção para trabalhos mais profissionais ou muito manuais.

Marca

Você pode optar por comprar uma pistola de uma marca conhecida ou sem marca. Infelizmente, a qualidade e a força da ferramenta geralmente estão diretamente ligadas à marca e também ao seu preço. Nossa recomendação é que, na medida do possível, escolha uma pistola de uma marca confiável, pois elas terão mais benefícios.

As marcas mais conhecidas oferecem ferramentas de alta qualidade, testadas por profissionais. Essas marcas utilizam os melhores materiais e trabalham com tamanhos e pesos adaptados às tarefas. Pistolas mais baratas geralmente são feitas de materiais mais fracos, então elas quebram mais facilmente e podem causar acidentes.

Design

O design é um fator importante a ser considerado. Nas imagens elas podem parecer todas iguais, mas a verdade é que existem muito mais diferenças do que você pensa. Você deve sempre escolher um modelo confortável para segurar e usar.

Você também deve se atentar para que a maneira de inserir o bastão seja simples e fácil.

Opiniões

Um fator importante ao escolher uma pistola de silicone são as opiniões que os outros clientes deixaram. Ao comprar online, você deve se atentar a essas opiniões e avaliações de outros compradores. Com essas opiniões e qualificações, podemos ver quantos clientes compraram este produto e o que acharam dele.

Graças aos comentários, você pode saber melhor as vantagens e desvantagens de cada modelo de pistola. Além disso, podemos aprender sobre aspectos importantes que não consideramos antes. Não estamos falando de opiniões pessoais, que podem não ser objetivas. Estamos falando de alguns dados técnicos, fatos e alguns detalhes.

Temperatura

Essas pistolas geralmente operam em temperaturas muito altas. Para evitar queimaduras, você deve se certificar de que apenas a ponta estará quente, enquanto o resto permanece frio, para que você possa trabalhar sem medo de se queimar. Também é importante que ela aqueça em pouco tempo, se possível em menos de 5 minutos.

Utilidades

A pistola de silicone de pressão é utilizada em trabalhos de reparos ou em construções. Os cartuchos que elas comportam são de silicone branco e outros tipos de acrílicos.

Essas pistolas são maiores e menos precisas. Elas são ideais para construção e encanamento, onde são usadas para selar e unir peças.

Já as pistolas de cola quente são usadas em projetos de bricolagem, em joias e artesanatos. Elas são menores e muito mais precisas, o que permite realizar trabalhos em materiais pequenos.

Elas também são ideais para fazer “desenhos ou padrões” com silicone ou cola. Essas pistolas usam bastões de cola ou silicone.

Botão de ligar

Outra coisa que você deve valorizar antes de comprar é que ela possua um botão de ligar/desligar. Isso lhe dará uma segurança extra. Muitas pistolas ficam quentes quando ligadas na tomada, o que pode ser perigoso.

Os botões têm luzes LED que te sinalizam caso você a esqueça ligada. Se você puder, escolha um modelo que desligue automaticamente quando ficar muito quente.

Resumo

As pistolas de silicone são ferramentas ideais para artesanato de todos os tipos e para reparos domésticos. Elas são usadas para colar uma grande quantidade de materiais diferentes, como madeira, plástico e cerâmica. Elas também são ótimas para projetos DIY, pequenos projetos de artesanato e joias.

Por outro lado, se você pretende comprar uma pistola de silicone, lembre-se desses critérios discutidos na última seção do nosso artigo. Materiais, peso, gatilho e marca são fundamentais, mas também a segurança e o uso que você pretende dar. Confira atentamente todos esses fatores antes de escolher!

Se você gostou do artigo, deixe-nos um comentário ou compartilhe-o com seus amigos e familiares para que eles também aprendam a comprar a melhor pistola de silicone do mercado.

(Fonte da imagem destacada: Amikishiyev: 108649049/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
48 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...