Se você gosta de projetos manuais e precisa de uma nova ferramenta para seus projetos, você está no lugar certo. A seguir, oferecemos um Guia comparativo completo para você escolher entre os melhores modelos de parafusadeira elétrica do mercado.

Uma parafusadeira elétrica é um elemento essencial para qualquer tipo de trabalho. Essas ferramentas são baratas e funcionais, facilitarão em muito sua vida. Elas são ideais para empreender qualquer reforma e trabalho, seja profissional ou casual. Resultado de inovações, uma parafusadeira elétrica moderna possui funções extras, como a de furadeira.

O mais importante

  • Existem dois modelos básicos de parafusadeira elétrica: reto e tipo pistola. A maioria daquelas com design de pistola pode ser transformada em linha reta, mas não o contrário. As de tipo pistola, ou as que têm partes móveis, são mais confortáveis e permitem que você alcance lugares difíceis.
  • As furadeiras-parafusadeiras modernas têm funções extras. A maioria tem funções de perfuração. Estas ferramentas, ao contrário das furadeiras, não têm força, então você pode queimar o motor se você os usar como marteletes.
  • Uma das coisas mais importantes é a força do motor. Isso se traduz em “força de torque”. Se você estiver procurando por uma parafusadeira elétrica para trabalhos profissionais, você terá que possuir um torque alto. Se você for se dedicar à bricolagem, servirá uma com potência normal.

Ranking: As melhores parafusadeiras elétricas do mercado

A seguir, mostramos as melhores parafusadeiras elétricas que você pode encontrar no mercado. Nesta seção você descobrirá qual é o mais adequado para você. Além disso, você também pode escolher o tipo de ponta ou optar por funções específicas.

1º – Furadeira / Parafusadeira elétrica A Bosch

Essa é uma parafusadeira elétrica intermediária para usos desde projetos simples de bricolagem até projetos mais complexos e profissionais. É uma ferramenta que possui 12V em sua tensão nominal, o que significa que ela aguenta alguns trabalhos mais pesados. Segundo o fabricante, exerce uma pressão de torque de até 15/6 mm. Além de parafusadeira, a ferramenta também é furadeira.

Entre as comodidades da parafusadeira é que ela possui tensão de carga bivolt, ou seja, pode ser carregada tanto em tomadas 110V quanto em tomadas 220V. Outra vantagem é que ela possui uma base maior onde fica sua bateria, o que permite depositar a ferramenta em pé nas superfícies, sendo muito cômoda de usar. Tudo isso vindo de uma das melhores marcas de ferramentas do mercado, tem um ótimo custo-benefício.

2º – Parafusadeira elétrica Black+Decker 4.8V

Essa já é uma parafusadeira elétrica com um modelo mais voltado para trabalhos domésticos, inclusive porque possui um poder de torque menor, associado a uma tensão de apenas 4.8V. O fato de ser destinada a trabalhos mais leves não quer dizer que tenha uma qualidade ruim. Essa é uma das parafusadeiras mais bem avaliadas no site da Amazon pelos clientes.

Entre as comodidades dessa ferramenta estão angular com encaixe rápido 1/4″ reversível e com trava, controle de torque de 8 posições (com 3nm de torque), empunhadura de 2 posições (em linha reta e em L), luz de LED para facilitar o trabalho e indicador de nível de bateria. E ainda tem um preço muito acessível.

3º – Parafusadeira elétrica Bosch 06019H20E0-000

Uma parafusadeira elétrica que, por ser do tipo reto, vai te lembrar um pouco uma chave de fenda. Muito leve e prática de usar, possui uma capacidade de 3,6V, sendo adequada para trabalhos mais leves. Possui um tempo de recarga de 90 minutos.

Entre as muitas qualidades dessa parafusadeira, ela possui: uma empunhadura ergométrica, Sistema Pressione&Use, é a menor (182 mm) e mais leve (280 g) parafusadeira do mercado, pode ser carregada em tomadas de 110V ou 220V, tecnologia ECP, indicador de carga e carga por Micro-USB. Para ser de uma marca com tanto reconhecimento, o preço é muito barato.

4º – Furadeira / Parafusadeira elétrica GSR Bosch

Com um formato clássico que lembra as furadeiras antigas, essa parafusadeira não engana em seu visual pois é, também, uma furadeira. Uma parafusadeira elétrica muito potente, a única desvantagem é que ela não possui bateria própria e precisa estar constantemente ligada em uma tomada de 127V.

Apesar de seus 400W, a parafusadeira continua sendo bastante leve e possui 4 metros de cabo para dar mobilidade ao usuário. Certamente é feita para trabalhos profissionais. Possui ainda duas velocidades e um interruptor eletrônico, o que regula a velocidade máxima de uma rotação. Por ser uma ferramenta profissional, já apresenta um preço um pouco mais caro.

5º – Parafusadeira elétrica Black+Decker LD12S

Essa é uma parafusadeira elétrica que também possui a função de perfurar, e realiza esse trabalho a 12V. Uma peculiaridade dela é que não funciona no sistema de engate rápido, possuindo um mandril que precisa ser ajustado de acordo com a peça. Isso dá uma maior flexibilidade à ferramenta, mas não é tão prático.

É uma ferramenta leve, pode ser carregada em tomadas de 110V e 220V, possui uma base de apoio que permite colocar a ferramenta de pé equilibrada em bancadas. Exerce um torque de 16Nm e gira em até 900rpm. Uma ótima escolha.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a parafusadeira elétrica

Existem muitos tipos de parafusadeira elétrica, então você deve conhecer todas as características dela antes de escolher um modelo. É importante que você entenda sobre as ferramentas antes de decidir comprar uma. Mostramos abaixo uma lista de perguntas frequentes dos usuários para que você possa fazer uma boa compra.

Homem furando uma parede com parafusadeira

Uma parafusadeira elétrica facilita nas tarefas do lar.
(Fonte: Dolgachov: 21945702/ 123rf.com)

O que é uma parafusadeira elétrica?

Uma parafusadeira elétrica é uma ferramenta usada para apertar e soltar parafusos e outros elementos de máquinas. É muito cômoda porque exige pouca força. Elas geralmente são pequenas e fáceis de usar. As primeiras chaves de fenda apareceram na Europa durante a Idade Média e seu nome original era “tournevis”.

A parafusadeira elétrica possui um motor que geralmente fica dentro do cabo. A ponta da parafusadeira geralmente é intercambiável. Elas geralmente incorporam outros tipos de acessórios, como baterias sobressalentes, pontas para porcas ou extensores. Estas parafusadeiras são mais confortáveis e evitam ferimentos no pulso.

Como funciona a parafusadeira elétrica?

O motor, que geralmente está no cabo, gira os rolamentos que transferem a força para a ponta. Dependendo do motor e da força do mesmo, cada modelo tem um “regulador de torque” diferente. O torque é a força exercida no parafuso. Chaves de fenda elétricas profissionais possuem “torques de aperto” muito altos.

Que tipos de ponta existem para a parafusadeira elétrica?

Existem muitos tipos de parafusos. Dependendo do tipo de fenda do parafuso, precisaremos de uma ponta diferente. As pontas mais frequentes são a de fenda e a Philips. Mas, de acordo com o parafuso com o qual teremos que trabalhar, será necessária uma ponta diferente. Mostramos abaixo uma lista com as pontas mais comuns:

  • Fenda
  • Estrela
  • Estria
  • Phillips (Ph)
  • Pozidriv (Pz)
  • Hexagonal
  • Allen
  • Torx
  • Quadrada
  • De vaso
  • De copa
Imagem de uma parafusadeira

A parafusadeira elétrica costuma ter um modelo compacto e fácil de manusear.
(Fonte: Samsonov: 69523728/ 123rf.com)

Qual a diferença entre uma parafusadeira elétrica e uma furadeira?

Alguns modelos com baterias e motores maiores são praticamente a mesma coisa que uma furadeira. Com baterias que excedem 18V, elas também são usadas para perfuração.

Esses modelos de parafusadeira elétrica apresentam motores potentes e baterias resistentes. Embora sejam chamadas de parafusadeiras, elas não diferem das furadeiras.

Parafusadeiras elétricas são modelos mais compactos. Elas têm a forma de uma arma e partes móveis. Elas são menores e suas baterias duram menos. Os motores também têm menos torque, então eles não aguentam bem a perfuração.

Elas são mais confortáveis do que as furadeiras porque pesam menos e permitem que você trabalhe em locais desconfortáveis ou de difícil acesso.

Quais são as medidas necessárias para evitar acidentes com a parafusadeira elétrica?

A parafusadeira elétrica é uma ferramenta que pode causar acidentes. Você deve tomar cuidado ao usá-la para evitar ferimentos. Usar incorretamente a parafusadeira elétrica pode causar lesões, afinal as pontas são feitas de aço.

Nesta seção, mostramos as medidas de segurança que você deve tomar antes de usar uma parafusadeira elétrica.

  • Não use a parafusadeira como alavanca.
  • As pontas devem estar sempre em bom estado. Se uma ponta estiver danificada, compre uma nova e se desfaça da velha.
  • A ponta deve se ajustar à cabeça do parafuso. Se não estiver encaixando bem às ranhuras, a ponta pode danificar o parafuso.
  • Se você estiver trabalhando em uma máquina ou em objetos com corrente elétrica, o melhor é que a parafusadeira possua um cabo de borracha isolante.
  • Sempre que você usar uma parafusadeira elétrica, você deve usar os equipamentos de proteção individual (EPI) tais como óculos de segurança. Nesse caso, você também deveria usar luvas.
  • Não utilize a parafusadeira elétrica como se fosse um martelo. Se a ferramenta possuir fendas/rachados no cabo ou no cabeçote, não a utilize.
  • E a parafusadeira elétrica começar a sobreaquecer, chamas ou faíscas aparecerem, deixe-a descansar. Se o problema continuar, não a use mais, uma vez que há risco de causar um incêndio.

Critérios de Compra

Para escolher a melhor parafusadeira elétrica, é importante seguir alguns critérios que facilitam a sua compra. Nesta seção, mostramos quais aspectos devem ser considerados antes de se decidir.

Assim, você pode contar com um mini Guia para medir a qualidade e o preço que mais lhe agradam. Os elementos em que você deve olhar – e que explicamos a seguir – são os seguintes:

  • Potência
  • Tensão
  • Conjunto de pontas
  • RPM
  • Velocidades
  • Bateria

Potência

Uma parafusadeira elétrica não é tão potente quanto uma furadeira, embora existam modelos com motores de 18V. Uma chave de fenda não foi projetada para executar tarefas pesadas.

O mais comum é que elas tenham cerca de 5V de tensão. Não se preocupe, é mais do que o suficiente para qualquer tarefa de aparafusamento que você enfrentar.

Os modelos de 18V são ideais se você quiser usá-las como furadeiras. Escolha uma com funções de percussão. Por ter mais potência, você pode parafusar e perfurar sem trocar de ferramenta.

Essas ferramentas são ideais para oficinas e trabalhos profissionais. Se você não está procurando esses recursos extras, escolha uma parafusadeira elétrica simples.

Tensão

A tensão é o indicador da potência real da parafusadeira elétrica. Esse valor pode variar de 9 a 36 volts. O valor ideal para uma parafusadeira desse tipo é de cerca de 13 volts. No final, tudo dependerá das suas necessidades e do uso que você pensa em dar à ferramenta.

Uma parafusadeira elétrica de 9V não possui exatamente uma baixa potência, mas é adequada para pequenos trabalhos. Entre os modelos profissionais, o normal é encontrar uma tensão de 18V, o que é adequado para grandes projetos. Se você precisa realizar trabalhos profissionais, o ideal é que você procure modelos de 24V ou mais.

Regulador de torque

O regulador de torque é uma peça que permite regular o poder de rotação da parafusadeira. Um maior ou menor poder de rotação gera mais ou menos torque. Isso é expresso em N ou Nm. É importante que você tenha isso em mente quando estiver observando as características de uma parafusadeira elétrica, já que:

  • Uma maior capacidade do esforço de torção gera uma maior potência na parafusadeira para realizar trabalhos pesados.
  • Quanto maiores as dimensões dos parafusos que você usar, mais fundo você poderá introduzi-los no material.

O regulador de torque de cada parafusadeira elétrica consiste em diferentes posições ou níveis com os quais você pode ajustar a força na hora de parafusar algo.

Dependendo da força e potência de cada parafusadeira haverá um regulador de torque com mais ou menos posições. Fique atento a este recurso e escolha o modelo que melhor se adequa a você.

RPM

As RPM são as rotações por minuto que uma máquina faz. Em termos gerais, elas são chamadas de “revoluções”. À medida que a tensão aumenta no motor, o mesmo acontece com as rotações por minuto. Na maioria das parafusadeiras elétricas, essas rotações começam a 600 RPM e chegam a 2000 RPM.

O RPM em geral depende da potência do motor. As parafusadeiras elétricas geralmente incorporam controles de rotação para ajustar a velocidade do material de acordo com o qual você trabalha.

As melhores parafusadeiras geralmente têm cerca de 1000 RPM. Estes são ideais para trabalhos profissionais e geralmente são mais caros.

Velocidades

As melhores parafusadeiras para bricolagem e para os profissionais têm velocidades mecânicas, ou “engrenagens”, que controlam sua velocidade e potência. Por exemplo, para materiais mais resistentes ou peças enferrujadas, é melhor usar “1” porque gira com menos velocidade e fornece mais potência.

A possibilidade de adaptar a velocidade é outro fator importante. Precisamos saber se podemos adaptar a velocidade da chave de fenda à resistência do material. O ideal é controlar a velocidade de rotação de acordo com as nossas necessidades. O habitual é ter três velocidades, embora alguns modelos tenham até seis.

Bateria

A parafusadeira elétrica tem menos energia. Quando elas se descarregam, você precisa parar e carregar a ferramenta novamente. Alguns modelos incorporam uma bateria a mais como extra, mas isso não é comum.

Algumas baterias têm função de carga rápida, o que permite que você realize uma carga completa em menos de quinze minutos.

As baterias das parafusadeiras fazem um consumo de energia muito baixo. Tenha suas necessidades de uso claras. Se você for apenas trabalhar em projetos de bricolagem, com pequenos tempos de uso, qualquer modelo irá servir.

Já se você tiver um uso profissional em mente, precisará de baterias melhores. Neste segundo caso, é melhor escolher modelos com duas baterias.

Resumo

Comprar uma parafusadeira elétrica é sempre uma boa escolha. Com esta ferramenta você pode enfrentar todos os projetos de bricolagem em menos tempo e fazendo menos esforço. Você tem apenas que levar em conta suas necessidades e os materiais com os quais quer trabalhar.

Por outro lado, se você pretende comprar uma parafusadeira elétrica, você deve levar em consideração alguns critérios, como você pode ver na última seção deste artigo. Materiais, peças sobressalentes e segurança são fundamentais, mas também a bateria e o valor em dinheiro. Tenha em mente todos os fatores!

Se você gostou do artigo, deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos e familiares para que eles possam comprar a melhor parafusadeira elétrica do mercado.

(Fonte da imagem destacada: Mironov: 23365637/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
38 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...