Se você gosta realizar pequenos serviços na sua própria casa e precisa de uma nova ferramenta, você veio ao lugar certo. A furadeira elétrica é um item essencial para diversos tipos de trabalho doméstico. Abaixo, vamos trazer um guia comparativo completo para ajudá-lo a escolher a melhor furadeira elétrica do mercado.

Furadeiras elétricas são ferramentas essenciais para certos trabalhos braçais. São ferramentas econômicas e extremamente funcionais. Elas são necessárias para realizar qualquer reforma ou serviço, tanto profissional quanto casual. Como resultado da inovação, as furadeiras elétricas modernas frequentemente possuem funções extras, como o aparafusamento.

O mais importante

  • Existem vários tipos de furadeira elétrica: com cabo, bateria, coluna e manuais. Furadeiras com cabo tendem a ser mais potentes. No entanto, precisam estar conectadas à corrente elétrica. As de bateria oferecem mais liberdade de movimento, mas sua potência é menor.
  • As furadeiras elétricas modernas possuem funções extras. A maioria tem funções de percussão e aparafusamento. A função de percussão é usada para superfícies duras como pedra ou cimento.
  • A maioria das furadeiras elétricas modernas vêm em maletas cheias de peças. As furadeiras elétricas são inúteis sem as brocas. Certifique-se de que os acessórios acompanham o instrumento ao decidir qual adquirir. Alguns modelos possuem baterias extras, ou uma alça para melhorar a empunhadura.

Ranking: As melhores furadeiras elétricas do mercado

A seguir, vamos mostrar as melhores furadeiras elétricas do mercado. Nesta seção você descobrirá qual é a mais indicada para as suas necessidades. Além disso, você também vai poder verificar o tipo de broca e outras funções específicas de cada modelo.

1º – Einhell RT-ID 75, 220V

Essa é uma furadeira elétrica de impacto com cabo para uso semiprofissional. Possuindo750 watts de potência e função martelo, esta ferramenta permitirá perfurar praticamente qualquer superfície, por mais duras que sejam. Com seus 4 kg de peso, esta furadeira elétrica é mais pesada que a média, porém, isto oferece estabilidade extra, o que é importante para vários trabalhos.

Possui um mandril de aperto rápido, o que permite que as brocas sejam trocadas rapidamente. Conta também com rotação em ambas as direções, regulagem fina de velocidade no gatilho e limitador de profundidade.

Porém, a característica extra mais interessante é a empunhadura auxiliar com um sistema de aspiração de pó, mantendo o ambiente de trabalho limpo e tornando o serviço ainda mais prático.

2º – Makita DHP482RAE

A Makita é uma marca conhecida no mundo da construção por fabricar ferramentas robustas e de alta qualidade, incluindo furadeiras elétricas potentes e confiáveis. A Makita DHP482RAE não é exceção. Possui função de impacto, função de parafusadeira, 21 níveis de torque e 2 velocidades.

Esta furadeira elétrica une o melhor de dois mundos, pois oferece a portabilidade e comodidade de uma furadeira elétrica de bateria, ao mesmo tempo que possui uma potência considerável devido às suas baterias de lítio 18v.

Assim, será possível perfurar qualquer superfície com facilidade, seja ela madeira, alvenaria, aço ou concreto. O mandril é autotravante, o que melhora a funcionalidade e a segurança da ferramenta.

3º – Furadeira Elétrica De Impacto Nffi-07 Mondial

Com 600 watts de potência, empunhadura ajustável, limitador de profundidade, duas velocidades mecânicas, sistema de reversão e função impacto, esta furadeira elétrica já poderia ser considerada adequada ainda que não possuísse nenhum outro diferencial.

No entanto, a melhor parte vem agora: Por ser produzida pela brasileira Mondial (enquanto todos os outros modelos apresentados são importados), esta ferramenta possui um preço extremamente acessível, sem deixar de lado a qualidade dos materiais e da montagem, possuindo garantia de fábrica.

4º – GAMMA-HG002BR 13mm 850 watt

Essa é uma das furadeiras elétricas mais potentes do mercado, com 850 watts. Com ela você poderá perfurar sem esforço até mesmo os concretos mais resistentes. Indicada para usuários entusiastas de serviços de bricolagem ou mesmo uso semiprofissional. O mandril tem função bloqueio de segurança e substituição rápida.

Possui função martelo, ajuste de velocidade e rotação em ambas as direções. Apesar da potência, pesa menos de 2 quilos e meio, o que ao mesmo que traz uma certa praticidade para o uso, não oferece tanta estabilidade quanto um modelo mais robusto. Além disso, possui um preço relativamente acessível, considerando a sua potência.

5º – Furadeira Impact Skil 6600 Bosch

Uma opção poderosa, apesar de econômica. Esta furadeira elétrica de impacto possui potência de 570 watts, sendo capaz de perfurar concreto, alvenaria, madeira ou metal. Tem uma unidade para controlar a velocidade da broca. Oferece rotação em ambas as direções em duas velocidades.

O mandril é de fixação rápida e possui um botão de travamento para maior segurança do usuário. Leve e compacta (apenas 1,2kg), esta furadeira elétrica é ideal para serviços casuais. Seu principal diferencial é o excelente custo-benefício, já que atenderá perfeitamente a grande maioria dos serviços domésticos apesar de se encontrar em uma faixa de preço muito mais acessível que outros integrantes desta lista.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre as furadeiras elétricas

Existem muitos tipos de furadeiras elétricas, de forma que você deve procurar conhecer suas características antes de escolher uma. É importante que você conheça as ferramentas antes de decidir qual adquirir. Abaixo, mostramos uma lista de perguntas frequentes dos usuários para que você possa realizar uma boa compra.

Homem utilizando uma furadeira elétrica

Existem diversos tipos de furadeiras elétricas, cada uma com diferentes aplicações e utilidades. (Fonte: Yeulet: 31009624/ 123rf.com)

O que é uma furadeira elétrica?

A furadeira elétrica é uma ferramenta muito versátil. Elas geralmente têm o formato de uma pistola e um interruptor no gatilho, que ativa o mecanismo. Elas possuem uma carcaça, geralmente feita de plástico reforçado, que cobre o motor e o chassi. Na extremidade existe uma peça chamada “mandril”, que é o que segura a broca.

Furadeiras elétricas convencionais são para uso manual, enquanto as maiores são apoiadas em colunas. Estas últimas são geralmente voltadas para uso profissional, sendo mais comuns em oficinas de usinagem ou marcenaria.

A potência das furadeiras elétricas varia, podendo ir de cerca de 125 watts nas furadeiras elétricas de bateria (a potência destas furadeiras é dada em função da voltagem e amperagem da bateria) a 1200 watts nas de coluna. O mais comum é encontrar furadeiras de cerca de 600 watts de potência.

Como funciona uma furadeira elétrica?

Elas funcionam com eletricidade, seja através da rede de energia ou baterias. A eletricidade gera um movimento nos mancais do motor, que giram o mandril e a broca. É devido a essa rotação que o material é perfurado. As furadeiras elétricas possuem controles de velocidade, utilizando mais ou menos potência dependendo do material.

Quais são as vantagens de uma furadeira elétrica com ou sem cabo?

É melhor ter uma furadeira elétrica com cabo ou bateria? Esta é uma das principais perguntas que os usuários deste tipo de ferramenta fazem. Ao escolher entre os dois tipos de furadeira elétrica, você tem que saber quais tarefas pretende realizar. Abaixo, apresentamos uma lista com os prós e contras de cada tipo.

Furadeira elétrica com cabo

Vantagens
  • Maior potência
  • Para trabalhos profissionais
  • Indicado para materiais resistentes
Desvantagens
  • Menor liberdade de movimento
  • Superaquecem
  • Consomem muita energia

Furadeira elétrica de bateria

Vantagens
  • Liberdade de movimento
  • Compactas
  • Leves
  • Fáceis de manejar
  • Mais funções
Desvantagens
  • Menos potência
  • A bateria acaba
  • Dificuldade para perfurar superfícies duras

Furadeira elétrica comum ou de impacto?

As furadeiras elétricas comuns perfuram utilizando um movimento de rotação. Os mancais do motor transferem o movimento para a broca, que penetra nos materiais. Isso permite perfurar diferentes materiais, como madeira e metal. No entanto, esta função não funciona muito bem em materiais duros, como concreto ou rocha.

Já as furadeiras elétricas de impacto exercem uma percussão além do movimento de rotação. Ou seja, um movimento da frente para trás repetidamente, permitindo “bater” no material (função impacto, ou função martelo). Este movimento é gerado graças a dois discos estriados que giram em contato um com o outro. Os impactos são transmitidos para a broca.

Que medidas de segurança devem ser tomadas para evitar acidentes com uma furadeira elétrica?

As furadeiras elétricas são ferramentas muito potentes. Você deve ter muito cuidado ao utilizá-las para evitar acidentes e ferimentos. Seu uso pode causar ferimentos graves, uma vez que as brocas são afiadas e bastante perigosas. Nesta seção, mostramos as medidas de segurança que você deve tomar para usar uma furadeira elétrica.

  • Óculos de proteção: Durante a perfuração, podem voar fragmentos de metal ou pedra. Além disso, algumas furadeiras elétricas possuem escovas internas que geram faíscas. É essencial proteger os olhos de faíscas e estilhaços utilizando óculos de proteção.
  • Não às luvas: Apesar de parecer contraintuitivo, não é aconselhável manejar furadeiras elétricas usando luvas. As luvas geralmente são folgadas e o tecido pode ficar preso na broca. Este tipo de acidente é comum em oficinas e deve ser evitado a todo custo.
  • Não exercer pressão excessiva: A furadeira elétrica tem a sua potência. Ela penetra no material em seu próprio ritmo, e não é aconselhável forçar ou empurrar a ferramenta. Se a broca não penetrar, é possível que a furadeira elétrica não tenha força ou impulsão suficientes. Se a broca se romper, ela pode atingir alguém e causar ferimentos graves.
  • Superaquecimento: Semelhante ao ponto anterior. As furadeiras elétricas têm sua potência, e não se deve forçá-las. Se forem forçadas, podem superaquecer e o motor queimará. Se isso acontecer, além da possibilidade de causar danos à instalação elétrica, pode-se causar um incêndio.
  • Materiais: Não use a furadeira elétrica em materiais para os quais ela não é indicada. Se a sua furadeira elétrica não tiver a função impacto, não a utilize na pedra.
  • Fixação: O mandril deve estar sempre muito bem preso. Se a broca estiver solta, ela pode quebrar e causar ferimentos.

Critérios de compra

Para escolher a melhor furadeira elétrica, é importante seguir alguns critérios que irão facilitar a sua compra. Nesta seção, mostramos os principais aspectos que você deve levar em conta antes de decidir. Assim, você pode contar com um pequeno guia para avaliar a qualidade e o preço.

Os elementos que você deve observar, sobre os quais falaremos a seguir, são:

  • Potência
  • Freio automático
  • Empunhadura e acessórios
  • Percussão
  • Velocidades
  • Bateria

Potência

Uma potência adequada para uma furadeira convencional, com cabo, para pequenas tarefas de casa está, tipicamente, entre 500 W e 850 W. Se tiver mais do que isso, ela pode ser considerada superdimensionada para este tipo de serviços, sendo indicada apenas para uso profissional. As furadeiras sem fio são geralmente diferenciadas pela voltagem da bateria.

Furadeiras com baterias de 18V terão motores mais fortes. No entanto, a potência fornecida, em watts, raramente chega a 500 W.

Para mais potência, você precisará de um orçamento maior e modelos profissionais. Apesar de sua potência inferior, a única limitação deste tipo de furadeira está em perfurar materiais extremamente duros como o concreto.

Freio automático

Esta é uma funcionalidade muito importante para a segurança do usuário. O freio automático faz com que a broca pare de girar automaticamente quando você solta o gatilho. Nos modelos sem freio, a bucha continua girando até parar devido a fricção. Furadeiras elétricas sem fio costumam incluir este recurso como padrão. Nas com cabo, ele pode ser considerado um adicional.

Empunhadura e acessórios

As furadeiras elétricas podem ter dois tipos de design: em forma de T ou pistola. Há também furadeiras elétricas angulares e de coluna. As angulares são ideais para trabalhar em lugares difíceis, porém são uma categoria excessivamente específica que não será abordada neste guia. O mais importante é que o design da furadeira elétrica seja ergonômico e confortável.

Outro acessório interessante é uma alça adicional, que algumas furadeiras elétricas incluem de fábrica. O conforto é necessário, já que algumas furadeiras elétricas podem pesar mais de dois quilos. Ele é importante em serviços que exigem muito uso da furadeira elétrica: seu corpo vai agradecer. Outro complemento interessante é um amortecedor de perfuração.

Modelo de furadeira elétrica

Recomenda-se que a empunhadura seja leve e confortável.
(Fonte: Kostiuchenko: 10262531/ 123rf.com)

Percussão

Boas furadeiras elétricas de impacto são capazes de perfurar praticamente qualquer superfície, incluindo o temido concreto. Elas possuem discos dentados que são ativados ativam quando a rotação começa a se tornar difícil, e transmitem estes impactos para a superfície, facilitando a perfuração de materiais duros.

É possível encontrar furadeiras elétricas de impacto (com a função de martelo) com cabo ou sem cabo, mas para perfurar superfícies resistentes como o concreto, além desta função, ela precisa ser potente. A maioria das furadeiras elétricas sem fio não possui força suficiente para vencer este tipo de material. O inconveniente é que as furadeiras elétricas de impacto são mais caras.

Velocidades

As melhores furadeiras elétricas com cabo para serviços caseiros ou profissionais possuem diferentes velocidades mecânicas (“marchas”) que controlam a velocidade e a potência da ferramenta. Por exemplo, para o concreto, é conveniente usar a posição “1” porque, embora gire com menos velocidade, ela dá mais potência à máquina, e a percussão faz o serviço.

Além do controle de torque do motor, com um seletor logo antes do mandril que, dependendo do modelo, pode ter entre 10 e 30 posições, há modelos que também trazem o controle de função: parafusadeira, furadeira elétricas ou perfuração com percussão (função martelo).

foco

Você sabia que as furadeiras elétricas de bateria possuem menos marchas?

Bateria

Furadeiras elétricas de bateria possuem menos potência. Quando elas descarregam, você tem que parar o serviço até que ela seja carregada. Alguns modelos incluem uma bateria extra, mas isso não é padrão. Algumas baterias possuem a função de carregamento rápido, permitindo que tenham uma recarga completa em menos de sessenta minutos.

Baterias de furadeira são geralmente de lítio. Essas baterias são leves e possuem longa duração. Além disso, não ficam “viciadas” facilmente, o que aumenta a sua vida útil. Baterias de células são mais baratas, mas duram menos, demoram mais para recarregar e podem apresentar o efeito de memória (bateria viciada).

Resumo

Comprar uma furadeira elétrica pode ser uma boa escolha. Você mesmo poderá fazer serviços em casa com esta ferramenta, podendo realizar vários tipos de reparos e projetos de bricolagem em menos tempo e com menos esforço. Você só deve levar em conta suas necessidades e os materiais com os quais deve trabalhar.

Se você pretende comprar uma furadeira elétrica, é bom ter em mente certos critérios, como você viu na última seção deste artigo. Materiais, peças sobressalentes ou segurança são fundamentais, mas também a bateria e o custo-benefício. Leve em conta todos os fatores!

Se você gostou do artigo, deixe um comentário e compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles também possam adquirir a melhor furadeira elétrica do mercado.

(Fonte da imagem em destaque: Badnarek: 40493976/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
48 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...