O esquadro é uma das ferramentas mais antigas que conhecemos. Ele sempre acompanhou os carpinteiros, arquitetos e construtores. É uma maneira simples e conveniente de criar, medir e cortar em ângulos. Hoje em dia o esquadro foi modernizado, adaptando-se à tecnologia e aos novos materiais e ligas metálicas.

O esquadro é uma ferramenta básica, muito fácil de usar. Você encontrará esquadros em vários tamanhos e tipos diferentes. Cada um tem um uso distinto e alguns incorporam utilidades extras, como transferidores. Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber para poder comprar o melhor esquadro do mercado.

O mais importante

  • É importante que você saiba quais os usos você pretende dar ao esquadro. Se você planeja realizar trabalhos pesados, recomendamos modelos feitos com metais resistentes. Eles irão suportar os longos dias de trabalho sem se estragar ou quebrar.
  • Recomendamos que você escolha um modelo que tenha uma escala gravada. Alguns dos esquadros da lista são feitos com técnicas de gravação resistentes à corrosão. É melhor escolher esses modelos, porque os números não serão apagados com o uso contínuo.
  • Existem diferentes tipos de esquadros no mercado. Cada um deles cumpre uma função e é projetado para um tipo específico de trabalho. Recomendamos que você escolha o que atender melhor às suas necessidades. Não pague a mais por coisas extras que você não vai usar, embora economizar muito também não seja indicado.

Ranking: O melhor esquadro no mercado

No mercado, você encontrará uma ampla variedade de tipos e modelos de esquadros. Encontrar a ferramenta que melhor se adapta dentre todas as ofertadas pode ser uma tarefa complicada. É por isso que preparamos este guia com as melhores opções do mercado, para facilitar sua decisão na hora de comprar.

1º – Esquadro Ajustável 46-053 Stanley

Este é um esquadro feito em metal, resistente para obras e trabalhos de carpintaria. Sua maior vantagem é que ele também possui um transferidor interno, o que possibilita com que seja marcado qualquer ângulo entre 0° e 90°, ao invés de apenas os tradicionais 90° e 45º.

Seu design ajustável e multifuncional pode ser usado como guia de serra, chanfro ou transferidor. O corpo é pintado em tinta preta e possui marcações amarelas, fornecendo máxima legibilidade em várias condições de luz.

Infelizmente, essas marcações se restringem à dos graus, não possuindo marcação de distância, seja no sistema métrico ou imperial. Isso significará que você irá precisar do auxílio de uma régua dependendo do que for fazer. As dimensões do produto são de 220 mm por 200 mm.

2º – Esquadro 25 cm Tramontina

Esse é o modelo mais convencional de esquadro de carpinteiro, que você com certeza já viu sendo usado por algum pedreiro, vidraceiro, carpinteiro ou outro tipo de profissionais. Útil e simples de usar, é uma ótima pedida para aqueles que não precisam realizar nenhum trabalho muito complexo.

Outra vantagem é que ele possui a escala marcada tanto em milímetros quanto em polegadas. De uma marca muito conhecida, esse esquadro passa por testes que garantem que seja mantido um alto nível de precisão nas marcações. A parte da régua é feita de aço especial temperado e o cabo é injetado. As dimensões são de 412 mm por 168 mm e o preço é muito acessível.

3º – Esquadro de Aço Black Jack

Esse é um esquadro que se baseia nos modelos tradicionais de esquadro de carpintaria. Do tipo L, com 350 mm, ele é de aço e com cabo de alumínio, um esquadro resistente e durável. Seu ângulo é de 90°.

A graduação é dada em milímetros e polegadas. Ele possui gravação dos dois lados e tem um furo para pendurar.

4º – Esquadro Trident em Acrílico Cristal

Esse esquadro é altamente recomendado para desenhos técnicos e projetos de arquitetura, feito para ser usado sobre papel. A marca é reconhecida por manter sua precisão e é muito recomendada por aqueles que trabalham na área. Feito em Acrílico, não é indicado para obras ou trabalhos pesados por ser um material pouco resistente.

A parte vantajosa do acrílico é que, por ser transparente, permite com que o usuário veja outros possíveis traços já desenhados no papel. Esse é um esquadro em formato isósceles e possui as bordas planas, porém sem marcações. O preço é bastante acessível.

5º – Esquadro 60° Trident em Acrílico Cristal

Especificamente indicado para trabalhos em papel, seja desenhos técnicos ou trabalhos de arquitetura, esse esquadro permite que sejam traçadas linhas paralelas e perpendiculares com facilidade, desde que utilizados com o apoio de uma outra régua, embora o mais indicado é que ele seja utilizado junto a um esquadro isósceles.

Seu material transparente permite ter uma visão total do desenho que estiver por baixo, evitando assim erros de marcação. Ele possui também uma escala com a precisão de milímetros em seu lado maior, que possui 260 mm. Aliando a escala às bordas planas, esse esquadro permite uma marcação precisa. A melhor parte é o preço, muito barato.

Guia de compra: O que você deve saber sobre o esquadro

Antes de se decidir por um esquadro, é importante que você conheça todos os aspectos dele. Existem muitos modelos, de diferentes tamanhos e materiais. Portanto, na parte seguinte do Guia, abordamos alguns aspectos relevantes. Continue lendo para ver as respostas para as perguntas mais frequentes.

Homem fazendo medição na madeira com esquadro

Não torne a vida mais difícil do que ela já é! Use um esquadro para medir.
(Fonte: Lightfieldstudio: 72278541/ 123rf.com)

O que é um esquadro?

Um esquadro é uma ferramenta usada desde os tempos antigos pelos carpinteiros e metalúrgicos. Nesta área, eles geralmente são usados para medir e marcar peças de material de modo que, após o corte ou a fabricação, eles sejam o mais reto possível. Eles também são usados para medir ângulos e desenhar sobre mesas.

Um esquadro consiste em uma lâmina larga, feita de aço, bronze, e que é rebitado a um cabo de madeira. O interior do cabo é fixado com uma tira de metal, para garantir que a lâmina permaneça imóvel e devidamente fazendo o ângulo de 90 °.

foco

Você sabia que os quadrados usam ligas de aço inoxidável e outros materiais derivados de plásticos?

Quais são as partes de um esquadro?

O esquadrão pode ter várias formas. Os esquadros de desenho geralmente tomam a forma de um triângulo isósceles, enquanto os esquadros de carpinteiro geralmente têm um formato de “L”. Em qualquer caso, eles são projetados para possuírem um ângulo de 90º. Isto é porque eles são usados, acima de tudo, para verificar os ângulos ao cortar ou montar algo.

O esquadro é usado como gabarito para medições de graus deve ser montado de forma a criar ângulos e vértices. Além disso, você deve sempre ter uma escala de medição. Em alguns casos, também é indicado um transferidor. A seguir explicamos as partes que formam um esquadro.

  • Ângulo: O segmento indefinido de um plano limitado por duas linhas que partem do mesmo ponto por dois planos. Seguindo a forma de triângulo isósceles que o esquadro geralmente possui, é formado por um ângulo de 90º e dois de 45º.
  • Vértice: O vértice é o nome que recebe o ponto que marca a união entre os segmentos que originam um ângulo. Ou seja, é o ponto em que um mínimo de três planos se fundem, como o topo de uma pirâmide.
  • Escala: Refere-se à sucessão ordenada de valores do mesmo tipo. No caso do esquadro, os valores de medição são representados em um de seus lados. A numeração geralmente é dada no sistema métrico, embora alguns modelos tenham escalas no sistema imperial (em polegadas).

Como se usa um esquadro?

A maneira como usamos um esquadro dependerá do traço que queremos medir ou projetar. Desta forma, podemos usá-lo sozinho, por exemplo, para projetos de carpintaria em que devemos marcar ângulos. Também na metalurgia, para marcar peças que devem passar por corte ou soldagem.

Outros usos, como em design e desenho técnico, precisarão ser combinados a outras ferramentas. Normalmente, os esquadros são usados junto a outro. Em geral, um dos instrumentos serve de apoio ao outro. É bem fácil de usar, assim como uma régua guia. O esquadro se moverá ao longo do eixo que o instrumento de suporte constitui.

Marcação a lápis de uma medida feita com esquadro

Os esquadros são fáceis de transportar já que muitos são dobráveis.
(Fonte: Racorn: 23448630/ 123rf.com)

Qual a diferença de um esquadro isósceles para um esquadro escaleno?

Ambos são ferramentas de medição e ambos possuem uma forma de triângulo retângulo. A grande diferença está em seus lados, o esquadro isósceles é um triângulo com dois lados iguais. Já o esquadro escaleno, por outro lado, é um triângulo com todos os 3 lados diferentes. Aqui explicamos suas diferenças principais:

Esquadro isóceles Esquadro escaleno
Triângulo Dois lados com o mesmo tamanho Todos os três lados de diferentes tamanhos
Ângulos Um ângulo de 90° e dois de 45° Um ângulo de 90°, um de 60° e outro de 30°
Uso Traçar linhas perpendiculares e inclinadas Em geral se utiliza junto ao esquadro isósceles para traçar linhas perpendiculares e paralelas
Preço Moderado Moderado

É importante ter em mente que, ao usá-los juntos, podemos desenhar linhas perpendiculares e paralelas com mais facilidade.

Para que serve um esquadro?

Os esquadros, graças a seu formato, são muito úteis para desenhar linhas perpendiculares e inclinadas a 45º. Essas inclinações são usadas em trabalhos que exigem o uso da perspectiva cavaleira. Para isso, como já explicamos, deve-se apoiar o esquadro em outra regra que servirá de referência para a inclinação a ser traçada.

Da mesma forma, é possível fazer traços com perspectiva militar com os eixos horizontais a 45º. Para este uso precisamos do suporte de uma régua na posição horizontal para desenhar o eixo vertical e os dois do plano horizontal a 45º. Nesta perspectiva, as coordenadas estão localizadas nos eixos correspondentes.

Que tipos de esquadro existem?

Os esquadros diferem dependendo dos materiais com os quais são fabricados. O mais comum é que os de carpinteiro sejam de algum tipo de liga de aço. Eles também costumam incorporar elementos de madeira ou plástico em seus cabos. Esses elementos geralmente estão presentes nos suportes usados no desenho técnico.

A seguir apresentamos uma lista com os diferentes tipos de esquadro que existem:

  • Cantoneira: Usado na arquitetura. É uma viga ou tira de metal dobrada em um ângulo reto. Ele é usado para fazer molduras, reforçar cantos, fazer janelas e segurar vidraçarias.
  • Falso esquadro: Instrumento composto por duas réguas, unidas por um dos seus extremos e que giram livremente. Facilita o desenho de ângulos maiores e menores que o reto. Também é usado para desenhar linhas convergentes. A régua “T” se enquadra nessa categoria.
  • Esquadro de carpinteiro: É o mais comum e fácil de encontrar no mercado. Disponíveis em diferentes tamanhos, são geralmente feitos de aço ou madeira, dependendo do uso. Permite a medição em centímetros ou polegadas.
  • Esquadro universal: Não é tão comum quanto o anterior. Ferramenta multifuncional que possui várias possibilidades de medição. A maior diferença é que incorpora um transferidor no interior. É ideal para furar buracos para colocar dobradiças.
    Medição de madeira com esquadro

    Os esquadros são ideais para trabalhos de carpintaria.
    (Fonte: Kappatou: 70019702/ 123rf.com)

De que materiais são feitos os esquadros?

Tradicionalmente, os quadrados eram feitos de madeira. Este tipo de ferramentas tem sido usado desde os tempos antigos. Sua invenção é atribuída a Pitágoras. Por muitos anos eles foram feitos com madeira, seus usos na construção e carpintaria fizeram a ferramenta evoluir e materiais mais resistentes passaram a ser usados com o tempo.

A partir modelos tradicionais de madeira passou-se a usar modelos em metal. Em muitos casos, uma das folhas era feita de metal e rebitada na madeira para atingir um ângulo firme de 90º. Atualmente, são utilizadas ligas de aços inoxidáveis, mais resistentes. Já os que são usados para desenhar, o mais comum é serem feitos em plástico.

Critérios de compra

Ao escolher um esquadro, é essencial que você avalie alguns aspectos do produto. Aqui apresentamos um guia com os Critérios de Compra mais importantes. Não seja apressado, existem muitos modelos diferentes e muitas marcas no mercado. Se você quiser escolher uma ferramenta de qualidade, siga estes critérios:

  • Materiais
  • Uso
  • Tamanho e peso
  • Design
  • Opiniões

Materiais

A maioria dos modelos listados é feito com algum tipo de liga de aço. Essas ferramentas são fabricadas para serem duráveis e resistir até mesmo aos trabalhos mais pesados. Nossa recomendação é que você escolha modelos inoxidáveis.

Alguns modelos, de corte mais tradicional, são fabricados com peças de madeira. Os esquadros do carpinteiro geralmente contêm esse tipo de material. Eles são esquadros resistentes, mas com um visual mais rústico. Os modelos projetados para transferir ângulos e para desenhar geralmente têm partes em plástico, que tornam o trabalho mais confortável.

Esquadro, trena e nível

Os esquadros de metal são resistentes e duram bastante.
(Fonte: Miragaya: 12902884/ 123rf.com)

Uso

Você deve levar em conta o tipo de uso que você vai dar ao esquadro antes de se decidir por um modelo ou outro. Por exemplo, não é o mesmo usá-lo em um escritório de arquitetura que em uma oficina mecânica de peças de reposição. Dependendo da intensidade de uso e da dificuldade do trabalho, você deve procurar materiais mais ou menos resistentes.

Os suportes de aço inoxidável são geralmente projetados para uso intensivo em ambientes de obras. Se este é o uso que você pretende dar, também observe aqueles que possuem uma gravação da escala de qualidade e que não se desgaste. Se o uso que você vai dar é leve, desenhar e transferir ângulos, você não precisa se preocupar tanto com materiais.

foco

Você sabia que os esquadros são uma ferramenta que tem sido usada desde os tempos antigos? Eles têm sido usados por um longo tempo para medições.

Tamanho e peso

Os esquadros, por via de regra, não são instrumentos muito pesados. No entanto, modelos feitos de ligas de aço pesarão mais do que aqueles feitos em plástico. Mais uma vez, recomendamos que você pense sobre os usos que você vai dar.

Se você pretende usá-lo muitas vezes e durante muito tempo, escolha um modelo leve que seja confortável de usar.

O tamanho também é importante. Concentre-se bastante no que você precisa. Embora o mais comum seja que os esquadros tenham cerca de 200 mm de tamanho, existem maiores e menores. Você deve escolher uma ferramenta que se adapte perfeitamente às demandas do trabalho para o qual você planeja usá-lo.

Design

Os esquadros de escola, por exemplo, são muito diferentes dos de carpinteiros. Os primeiros têm todos os lados do triângulo, enquanto os outros são geralmente formados por um ângulo e apenas dois lados. Isso permite que você use o interior do ângulo para fazer medições e marcar as medidas para cortes e furos.

Os esquadros universais têm desenhos mais complexos. Por exemplo, a parte de junção do ângulo é geralmente móvel, permitindo que você abra e feche para medir mais ângulos. Existem modelos com cabos de madeira, enquanto outros têm partes de plástico. E, por fim, alguns suportes possuem elementos de medição digital.

Opiniões

Quando você faz uma compra online, é importante que você olhe para as opiniões de outras pessoas que já realizaram a compra. Além dos comentários, devemos observar as avaliações de outros usuários.

Dessa maneira, podemos descobrir informações muito úteis sobre os materiais e especificações técnicas. Esses comentários e avaliações geralmente oferecem informações muito completas e detalhadas sobre o produto e que você não encontrará em outro lugar.

Resumo

Os esquadros são simples e possuem muitos usos diferentes, das mesas de desenho dos escritórios de arquitetura às oficinas de carpintaria. Os esquadros são essenciais para medir, fazer traços e desenhar ângulos. Eles são ótimos companheiros de quem gosta de fazer os reparos na sua própria casa e também para uso profissional.

No mercado existe uma grande variedade de modelos e tipos de esquadros. Nesse Guia, explicamos os fatores mais importantes de compra que você não pode ignorar. Materiais, qualidade e uso são fatores a serem considerados. Lembre-se de tudo o que explicamos nesse guia e você não vai errar na hora da compra.

Se você gostou do artigo, deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também aprendam a comprar o melhor esquadro do mercado.

(Fonte da imagem destacada: Miragaya: 10437295/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
36 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...