O alicate de corte é a ferramenta mais indicada para as tarefas de eletricidade, assim também como para cortar arame e outros materiais como o plástico duro. Apesar de sua função ser bem determinada, o alicate de corte também pode servir para trabalhar com diferentes materiais e situações, desde a eletrônica até o fazer artesanal, o manual e até mesmo para a pesca.

Entretanto, se você ainda não possui um alicate de corte em sua caixa de ferramentas, talvez seja porque acredita que um alicate universal já é o suficiente para seus afazeres de corte. Porém, você vai acabar precisando do alicate de corte caso precise realizar trabalhos de precisão, como cortar cabos, materiais grossos ou de grande dureza.

O mais importante

  • O uso mais habitual dessa ferramenta é para o corte e remoção de cabos elétricos ou o corte de arames de certa dureza, geralmente em locais que alicates normais não chegam.
  • Na hora de comprar o alicate de corte mais adequado para cada uso, se deve considerar alguns critérios como sua função principal, a frequência de uso, a segurança ou a resistência, buscando o equilíbrio ideal entre dois fatores: a força e a precisão.
  • O alicate de corte profissional para eletricistas deve ser capacitado para resistir voltagens de até 1000 Volts.

Ranking: Os melhores modelos de alicate de corte do mercado

Se você está pensando em comprar um alicate de corte, achou o artigo perfeito para isso. Foram selecionados alguns dos modelos mais comumente usados na área e organizados em uma lista de acordo com suas avaliações no site da Amazon Brasil.

1º – Tramontina Alicate de Corte 11 pol

Se existe uma marca que certamente fará parte de uma lista que fala sobre ferramentas no Brasil, essa é a Tramontina. Utilizando-se de toda sua especialidade, a empresa fabrica esse modelo profissional de alicate de corte de 11 polegadas, lâminas temperadas e forjadas em aço cromo molibdênio, acabamento fosfatado e pesando menos de 1 kg.

O modelo é feito para suportar uma alta carga de trabalho e é ideal para cortar cabos flexíveis e maciços (em cobre ou alumínio). Além disso, ainda possui um sistema especial de catracas que auxilia no corte e poupa esforço do usuário, garantindo uma maior otimização do trabalho.

2º – Irwin Alicate de Corte e Descascador

Esse alicate de corte da Irwin é ótimo para quem é profissional e realiza serviços caseiros ou também para os amadores que desejam ter em casa uma excelente ferramenta, pois, além de cortar também é possível utilizá-la para raspar (ou descascar) os fios. Feito principalmente para fios entre 10 e 24 AWG (escala de bitolas de fio).

Essa ferramenta é extremamente versátil porque você pode controlar o tamanho do corte a ser usado e também é capaz de se ajustar a tamanhos menores de fios. Apesar de sua flexibilidade ela é indicada principalmente para terminais de 7 a 8 mm. Sua ergonomia também chama atenção e é facilmente ajustável à mão do usuário.

3º – Tramontina Alicate de Corte PRO

Esse alicate de corte pesa apenas 390 g, é de 8 polegadas e possui cabeça e articulações polidas. Apesar de pequeno é forjado em aço cromo vanádio e possui têmpera total no corpo, além de corpo emborrachado com isolamento elétrico, garantindo assim uma resistência a tensões entre 1000 V c. a. e 1500 V. c. c.

Extremamente seguro, esse item passa em sua fabricação pelos mais diversos testes de qualidade: ensaio de impacto, ensaio de resistência dielétrica, ensaio de flamabilidade e muito mais. Portanto, esse modelo é ideal para cortes em cabos de aço, arame de aço para mola e afins.

4º – DeWalt Alicate de Corte

A DeWalt é uma das marcas mais respeitadas do mercado mundial de ferramentas e esse seu modelo é excelente para aquelas pessoas que buscam um bom custo-benefício para um produto caseiro. Com apenas 6 polegadas (150 mm) e 209 g, esse item é muito flexível e ideal para pequenos serviços e para ser transportado em uma caixa de ferramentas.

O cabo é totalmente emborrachado, garantindo isolamento elétrico e conforto para o usuário. Além disso, o preço de mercado é um dos melhores fatores de convencimento para o cliente.

5º – Belzer Alicate de Corte Frontal

Se sua especificidade for melhor resolvida por um alicate de corte frontal, esse é seu modelo ideal. Fabricado em aço cromo vanádio, a Belzer garante uma alta durabilidade e resistência para esse seu produto de caráter inicial.

Além de ser fabricado em ótimo material, a peça ainda é pequena e com suas 6 polegadas pode ser levada em uma bolsa para qualquer lugar, prometendo ser útil tanto para profissionais quanto para os amantes da bricolagem ou para aqueles que apenas precisam resolver algum problema caseiro.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o alicate de corte

A função principal do alicate de corte é muito específica e está implícita em seu próprio nome. Mas, não lhe falta versatilidade, pois, além de cortar cabos elétricos e arames, o alicate de corte é utilizado também em trabalhos artesanais ou até mesmo para pescar.

Se você está pensando comprar essa ferramenta, é preciso fazer alguns questionamentos.

Homem com capacete de segurança utilizando alicate para cortar fio.

Além de cabos e arames, o alicate de corte pode cortar materiais de diferentes espessuras como os plásticos e similares. (Fonte: Nejron: 35435336 / 123rf.com)

O que é um alicate de corte?

Apesar da resposta ser óbvia, existem algumas diferenças entre os alicates de corte em função de seu tamanho e formato. A forma e o tamanho dos diferentes tipos de alicates de corte são similares a do seu “irmão”, o alicate universal. A única diferença é que a cabeça do alicate de corte é fabricada exclusivamente para cortar.

Os cabos elétricos e os diferentes tipos de arames são as principais vítimas do alicate de corte. É uma ferramenta indispensável, tanto para trabalhos profissionais de eletricidade como no mundo dos afazeres caseiros. Existem diferentes tamanhos de alicates de corte e cada um serve para executar tarefas de diferentes níveis de dureza e precisão.

foco

Você sabia que no começo de tudo os alicates tinham sido criados para segurar peças quentes?

Para que serve um alicate de corte?

Surpresa: o alicate de corte serve para cortar. De fato, essa é a única serventia dele. Mas, além das funções mais conhecidas – cortar cabos e arames – a lista de uso possível dessa ferramenta é maior que muitos pensam. A seguir você poderá encontrar alguns exemplos sobre os usos mais habituais de um alicate de corte.

  • Eletricidade. Tanto faz se você é um profissional ou se você é um faz-tudo, o alicate de corte é fundamental para raspar e cortar cabos.
  • Eletrônica. Assim como para a eletricidade, ele é usado para cortar cabos em uma escala de tamanho inferior. O habitual é que se utilize um alicate pequeno para que se trabalhe com uma maior precisão.
  • Automóvel. Os carros também possuem uma parte elétrica. Nunca é demais ter um alicate de corte para ser usado em algum acaso.
  • Artesanato. Além dos cabos e arames, o alicate de corte também pode cortar materiais de diferentes espessuras como os plásticos e similares. É usado também na fabricação de joias, artesanato e trabalhos manuais de precisão.
  • Pesca. É muito útil para cortar fios e redes de pesca. Esse é um exemplo de coisas loucas que se pode fazer com um alicate de corte e que muitas vezes não se imagina.
Utilizando alicate para cortar fio.

Os alicates universais são uma ferramenta que também possuem uma parte afiada e que pode desempenhar funções semelhantes as do alicate de corte. (Fonte: Volodymyr Vorona : 101434678 / 123rf.com)

Quais tipos de alicate de corte existem no mercado?

Existem alicates que cortam e alicates de corte. No primeiro grupo estão os alicates universais, que são os mais versáteis e que incluem essa função. No segundo grupo estão os alicates de corte, cuja função está bem definida. Eles só cumprem uma função, apesar de existirem vários tipos diferentes:

Tipo de corte:

  • Corte diagonal ou lateral. Esse alicate de corte é fabricado com os fios dispostos em formato diagonal, e é muito utilizado para o corte lateral. Em sua pesquisa poderá encontrá-lo tanto para “corte diagonal” quanto para “corte lateral”. Na realidade, é a mesma coisa. O sistema de classificação da Amazon, por exemplo, coloca ambas denominações dentro da categoria “alicate de corte diagonal”.
  • Corte frontal. Existem também as “pinças de corte”, que por vezes aparecem com a denominação “alicate de corte frontal”. Tecnicamente elas não são alicates, mas servem para cortar materiais duros com menor esforço graças ao maior rendimento de alavanca.

Função:

  • Raspar cabos. Essa denominação é utilizado principalmente para os modelos de alicate de corte destinado aos afazeres eletrônicos. Geralmente, são conhecidos assim os alicates menores.
  • Corta arames. São os de maior tamanho e os que possuem a maior capacidade para exercer força sobre os arames de diferentes calibres e durezas.

Outros alicates que cortam:

  • Alicates universais. Essa ferramenta conta também com uma parte afiada e pode desempenhar funções semelhantes ao alicate de corte, embora que de forma mais limitada.
  • Alicates de manicure. São alicates. Cortam. Esses são os únicos critérios para incluí-los nessa lista.
Cortando fios com alicate.

O alicate de corte é usado para cortar fios e redes de pesca. (Fonte: Lightfieldstudios: 112349481 / 123rf.com)

Quais são as características de um alicate de corte?

Existem alguns fatores e variáveis que podem ser aplicados nos diferentes modelos de alicates de corte. Os alicates dessa próxima lista possuem muitas características em comum, especialmente no que se refere ao tamanho e ao material em que são fabricados.

A seguir foi feito um resumo dos aspectos mais importantes de cada modelo.

Marca Tramontina Irwin Tramontina DeWalt Belzer
Modelo 44058111 2078300 Tramontina PRO 7ZC 219026BBR
Avaliação 5 5 5
Usos Cortar cabos flexíveis e maciços Cortar e descascar fios Utilizado para cortar cabos de aço, arame de aço para mola, entre outros Para cortar cabos de menores calibres Corte frontal preciso para uso profissional e doméstico
Material Lâminas forjadas em aço cromo molibdênio e temperadas, com acabamento fosfatado Corpo emborrachado e isolamento elétrico Forjado em aço cromo vanádio e têmpera total no corpo – Têmpera por indução no gume de corte – Cabeça e articulação polidas Corpo emborrachado Fabricado em aço cromo vanádio
Tamanho 280 mm 200 mm 200 mm 150 mm 150 mm
VDE * 1000 V 1000 V Entre 1000 V e 1500 V
Peso 998 g 41 g 390 g 209 g 254 g
País de origem Brasil Estados Unidos Brasil Estados Unidos Estados Unidos

*VDE: Norma alemã de segurança elétrica.

Qual é o tamanho ideal de um alicate de corte?

Como você já deve saber, o alicate de corte mais comum é o de 16 centímetros de comprimento. Esse é o tamanho mais versátil porque serve tanto para as tarefas de eletricidade como para corte de arames de espessuras padrão. Existem os menores para tarefas de eletrônica e maiores para cortar maiores espessuras.

  • Normal (160 mm). Para tarefas comuns de eletricidade, construção e bricolagem.
  • Pequeno (Inferior a 160 mm). Existem modelos pequenos de 12 ou 13 centímetros (em média), que são fabricados especialmente para trabalhos eletrônicos e outras tarefas que necessitam de precisão, como o artesanato ou a criação de joias e maquetes.
  • Grande (180 mm). Alicate de corte específico para cabos ou arames de maior calibre e dureza.
Sergio FernándezChefe de ferramentas da Leroy Merlin da Espanha

“Os alicates podem cortar uma diversidade de materiais dependendo do modelo e material que são fabricados, servem também para cortar arames, peças metálicas, tubos de chumbo, aço e outros.”

Quais são as medidas de segurança que devem ser consideradas ao se usar um alicate de corte?

Na verdade, as medidas de segurança devem começar antes mesmo da compra da ferramenta. Uma escolha errada pode dar dor de cabeça caso você opte por um alicate de corte que não corta com a rigidez e o isolamento elétrico necessário para a função que tem em mente. Existem homologações de padrão para medir esses fatores que afetam a segurança.

  • Dureza. Existe uma lei da física que é inquestionável: não se pode cortar um material mais duro do que o do próprio material que compõe a ferramenta. O alicate de corte é fabricado com materiais de ligação que servem para a maioria dos cabos e arames. A dureza de um material se mede através do padrão “Dureza Rockwell” ou HRC.
  • Isolamento elétrico. Se você considerar que o alicate de corte é usado principalmente para fazer trabalhos de eletricidade, logo se entende a importância da ferramenta ter um isolamento adequado em sua empunhadura. O mais comum é comprá-la com o padrão de voltagens de usos domésticos. Mas, se você for um eletricista, seu alicate de corte deve ter a marca de homologação do Instituto Alemão VDE para cumprir com o padrão de proteção de 1000 volts ou mais.

De que material é feito um alicate de corte?

As ferramentas como o alicate de corte são fabricadas com ligações especiais de metais resistente e passam por um processo de endurecimento extra mediante um tratamento específico. Esse processo inclui diferentes tipos de têmpera (comum ou por indução), um tratamento fosfatado na superfície ou um revestimento galvanizado contra a corrosão.

Os fabricantes de alicate de corte utilizam principalmente ligas de aço com cromo e vanádio. Os aços ricos em carbono são mais duros, resistentes e menos dúcteis que o resto. Por exemplo, um aço de ferramentas C60 (por seu conteúdo de carbono) oferece uma resistência de 70-95 kg por milímetro quadrado.

Quais tipos de cabos são encontrados ao usar o alicate de corte?

Quando alguém vai cortar cabos, se supõe que essa pessoa já sabe o que está fazendo. Ou talvez não. Pense nos filmes de ação e se lembre das consequências horríveis que pode resultar o corte de um cabo equivocadamente.

Portanto, antes de usar o alicate de corte é preciso primeiro recordar quais são os tipos de cabos que existem, suas funções, e as diferentes cores de seu revestimento. Por exemplo:

  • Verde e amarelo. Esse é o cabo de aterramento. Antes, esses cabos eram de cor cinza ou branco e ainda podem ser encontrados nessas cores em instalações antigas.
  • Azul. É o cabo neutro habitualmente usado e os vai encontrar muito entre os fios a serem cortados pelo alicate de corte. É o cabo adicional que são utilizados nos cabos trifásicos.
  • Marrom. É o cabo fase. Também pode ser preto ou cinza, e antes era utilizado na cor verde.
  • Preto. Também é um cabo fase, muito usado nas instalações elétricas. Assim como o branco, pode ser usado por motivos estéticos.
  • Branco. Podem ser usados como neutros, embora também sejam usados como aterramento quando conectados ao transformador.
  • Cabos com listras de cores. Se trata de cabos de cor que possuem uma listra ou “guia” para distingui-los dos demais cabos.

Critérios de Compra

Os pequenos afazeres de casa ou do carro que necessitam da raspagem ou do corte de um cabo também podem ser feitos por um alicate universal. Por outro lado, se sua vontade maior for a bricolagem, irá necessitar do alicate de corte cedo ou tarde.

Para comprar esse produto você deve considerar os seguintes aspectos:

  • Função
  • Frequência de uso
  • Segurança
  • Marcas
  • Durabilidade e resistência

Função

Se você é um profissional da eletricidade ou da construção, certamente já conhece o alicate de corte. Logicamente você deve escolher por um modelo que oferece uma potência e um isolamento elétrico maior.

Os modelos mais comuns são formatados dentro do tamanho padrão (160 mm). Existem os maiores, para trabalhar com materiais duros, e menores para as tarefas eletrônicas.

Caixa com três tipos de alicate.

O isolamento dos punhos deve ser suficiente para proteger o usuário das descargas elétricas caseiras. (Fonte: edot: 26269120 / 123rf.com)

Frequência de uso

No âmbito doméstico, as ferramentas passam grandes períodos de tempo dentro de suas caixas. O alicate de corte não é a ferramenta mais comum usada no lar, exceto para aqueles apaixonados pela bricolagem.

Mas, se você pensa em fazer uma reforma em sua casa, por menor que seja, então valerá a pena comprar essa ferramenta. Afinal, a vida útil dela fará com que lhe acompanhe para o resto da vida.

Para o âmbito profissional, a frequência de uso de cada ferramenta é um fator importante. A partir disso, é importante destacar as vantagens de cada modelo observado. Por exemplo, a ergonomia dos punhos ou o peso ótimo da ferramenta adaptada a quantidade de força necessária. Uma escolha ruim pode acabar resultando em lesões depois de um uso contínuo por parte do operador.

Segurança

Quando se fala de segurança em relação ao alicate de corte, se fala basicamente de eletricidade. O isolamento dos punhos deve ser suficiente para proteger o usuário das descargas elétricas caseiras. O mais comum é que esses punhos sejam fabricados com dois tipos de materiais isolantes e que a superfície seja antideslizante.

Os profissionais da eletricidade geralmente trabalham com voltagens muito mais altas do que aquelas que são encontradas nos lares. Portanto, a melhor escolha para o âmbito do trabalho profissional é dos alicates de corte homologados pelo VDE (Federação Alemã de Indústria Eletrotécnica, Eletrônicas e de Tecnologias da Informação) para que suportem voltagens de até 1000 V.

Imagem de eletricista trabalhando em rede de fios.

O alicate de corte possui uma grande vida útil. (Fonte: Lightfieldstudios : 110899212 / 123rf.com)

Marcas

A engenharia alemã é famosa mundialmente. Portanto, não é de se estranhar que as marcas do país europeu estejam presentes também nas lojas brasileiras. A grande marca nacional Tramontina também possui muito prestígio no mercado e compete de igual para igual com as grandes marcas mundiais.

As ferramentas produzidas na China também vem ganhando espaço no mercado com seus bons preços.

Durabilidade e resistência

Alguns bons alicates de corte devem durar a vida toda. Eles são fabricados em um aço extremamente resistente com ligações de cromo-vanádio. Os diferentes materiais e recobrimentos anticorrosivos fazem dessa ferramenta um objeto praticamente indestrutível.

De fato, sua resistência tem a ver com sua função como ferramenta de corte para materiais de diferentes durezas. O alicate de corte possui com certeza uma longa vida útil.

O perigo para ele pode ser causado através do contato com substâncias corrosivas ou nocivas, itens tão frequentes no mundo da construção e da bricolagem. O fator de resistência pode ser verificado na parte da informação do fabricante sobre os índices de dureza para comprovar que o alicate seja sempre mais duro do que o material a ser cortado.

Resumo

O uso do alicate de corte está muito relacionado com as tarefas elétricas. Por isso, é importante escolher um modelo que conte com um isolamento adequado para a proteção de uma possível descarga. Também é importante a comodidade de uso para poder trabalhar com a precisão que requer as instalações elétricas.

A segunda grande tarefa do alicate de corte está relacionada com os arames de maior espessura e dureza. Se esse será o uso mais comum dessa ferramenta, escolha um modelo profissional com formato ergonômico para minimizar a fadiga nas mãos. Além disso, o alicate de corte serve para atividades de vários tipos, desde a pesca até o cultivo de bonsais.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Citadelle: 45948935 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
45 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...